Mozilla Firefox é um grande navegador alternativo. Fácil de usar e com inúmeros recursos para facilitar o tempo gasto na web
"O navegador apresenta novas armas na guerra dos navegadores: privacidade, liberdade e compatibilidade. Confira as melhorias de performance que a Mozilla implementou na mais nova versão do Firefox"
Análise de Jade Ferreira Petronilho
Prós
- Suporte para complementos fáceis de instalar
- Personalizável através de temas
- Sistema de feeds RSS incorporado ao navegador
- Barra de endereços com recurso de memorização
- Navegação mais rápida que versões anteriores
- Mais opções de privacidade e segurança
- Opções de acessibilidade melhoradas
- Suporte para novas tecnologias como HTML 5 e CSS 3
Contras
- Ainda consome mais memória que seus concorrentes
- Requer que o browser seja reiniciado ao instalar atualizações, plugins e extensões
A Mozilla, procurando sempre manter seu navegador entre os mais utilizados pelos internautas ao redor do mundo, costuma se atualizar com ferramentas que, de uma forma ou de outra, visam revolucionar o mercado de navegadores, proporcionando disputas acirradas entre os grandes concorrentes da Microsoft e do Google.
Em suas últimas versões, o navegador apresentou algumas novidades que envolviam principalmente a correção de bugs, novos recursos de segurança e uma velocidade diferenciada.
Recursos do Firefox
Destaca-se principalmente as melhorias em desempenho e estabilidade. Com uma otimização na resposta do Javascript, ele promete um aumento de até 30% em seu rendimento - algo importante e significativo para qualquer usuário.
As constantes melhorias de performance e adições de novos recursos, como a possibilidade de ler seus documentos PDF pelo próprio navegador, deram ao Firefox o merecido destaque nos últimos tempos. Ao longo dos anos, seu visual ganhou um aspecto muito mais limpo e aberto, ideal para quem não quer muitas distrações na hora de navegar e precisa de mais espaço para acessar páginas que exigem uma tela mais livre.
Um ponto que não podemos reclamar do Firefox é em relação aos complementos, que cada vez mais provam sua utilidade nas tarefas do cotidiano e, por isso, assim que a nova edição é baixada, a primeira tela apresentada ao usuário é a de seus plugins, oferecendo a oportunidade de desinstalar os que não são mais utilizados e, consequentemente, liberando espaço para para outros aplicativos. Apesar da maioria dos navegadores contar com um suporte específico para seus complementos, nenhum deles chega perto do acervo que a Mozilla disponibiliza para download. Assim como já acontecia na versão 9, o navegador mantém testes rigorosos antes da instalação de extensões com a intenção de evitar que malwares possam prejudicar sua máquina ou até mesmo seu desempenho.
Para quem utiliza mais de um computador em casa e sofre com o fato de não ter suas preferências sempre com você, onde quer que vá, pode continuar contando com a ferramenta de sincronização do navegador, que permite exportar seus histórico, favoritos e até mesmo suas preferências de senhas, tornando sua navegação muito mais prática e personalizada.
A Internet como você nunca viu!
Antes, quando falávamos de interatividade na web, plugins como o Adobe Flash Player praticamente dominavam a sua navegação, mas esse monopólio acabava não sendo saudável nem para os usuários e muito menos para os concorrentes, que não achavam espaço para desenvolver seus aplicativos em outras ferramentas.
Com o surgimento do HTML 5, CSS 3 e a compatibilidade com o SVG e WebM, o Firefox quebrou barreiras de possibilidades, onde agora, a Internet ganha uma nova cara e muito mais interatividade com ferramentas acessíveis a partir de qualquer computador e dispositivo móvel, que antes ficavam restritos ao acesso de páginas feitas apenas em HTML simples. A compatibilidade com essas tecnologias foram muito mais trabalhadas, tornando seu desempenho bem melhor que nas versões anteriores.
O melhor em acessibilidade
O Firefox possui uma incrível acessibilidade nos dispositivos móveis e diversos sistemas operacionais. Seu recurso multitouch permite que seu uso em tablets seja bem mais proveitoso e o Panorama faz com que o navegador seja muito mais prático. O recurso permite que você possa visualizar miniaturas das abas que você possui abertas e nomear esse grupo de abas para achá-la facilmente mais tarde.
Agora só nos resta esperar pelas próximas versões. Será que dessa vez a Mozilla consegue colocar seu navegador no topo dos mais desejados entre os usuários?
Roda em Windows XP, 2003, Vista, 2008, 7
0 comentários:
Postar um comentário